Instagram YouTube

Encontros

Durante todo o período da exposição Travessias 2 – Arte Contemporânea na Maré, serão realizados cinco encontros, aos sábados, para discussão e compartilhamento de experiências e ideias com personalidades engajadas na transformação da cidade e também na criação de novos espaços simbólicos.

Artistas, gestores públicos, esportistas, ativistas e intelectuais participarão destes encontros, em uma dinâmica de apresentação de experiências e projetos seguida de entrevistas.

Não é uma conversa sobre artes visuais mas sobre cultura, educação e o novo cidadão carioca, indivíduo que avança sobre antigos valores de diferenciação (morro/asfalto; favelado/playboy) e quer entender e participar de algo maior que é a transformação cultural e o rompimento de fronteiras, propondo sempre a construção de um território aberto, múltiplo e criativo.

Em tempos de ocupação e retomada de territórios, os participantes dos Encontros Travessias 2 trazem os mais diversos olhares e perspectivas para uma ocupação mais participativa, democrática e criativa de territórios urbanos e também virtuais e artísticos.

O compromisso com um novo projeto de cidade e com a democratização e a descentralização cultural foi o guia para a escolha dos participantes.

04/05
Dia 1 – Sábado 04 de maio, 16h
Relato de artista: Ernesto Neto

Apresentação de projeto: Marcus Vinícius Faustini, apresentando o projeto Agência Redes para Juventude

Entrevista: Marcelo D2 e Caco Barcellos


11/05
Dia 2 – Sábado 11 de maio, 16h
Relato de artista: Carlos Vergara

Apresentação de projeto:  Ricardo Henriques, apresentando o tema “políticas públicas integradas no território e participação comunitária”.

Entrevista: com Fernanda Abreu e MV Bill


25/05
Dia 3 – Sábado 25 de maio, 16h
Relato de artista: Ratão Diniz

Apresentação de projeto: Ronaldo Lemos, discutindo o Marco Civil para Internet no Brasil

Entrevista com Marcelo Yuka e José Padilha.


08/06
Dia 4 – Sábado 08 de junho, 16h
Relato de artista: Daniel Senise

Apresentação de projeto: Paul Heritage, apresentando o Rio Occupation London


22/06
Dia 5 – Sábado 22 de junho
19h:
Relato de artista – Arjan Martins
Debate com Fred Coelho, Luisa Duarte, Jailson de Souza, Felipe Scovino e Luiza Mello

Após o Encontro estão todos convidados para a festa de encerramento do Travessias 2!
Show da Banda Dona Joana
DJs Flora Mariah e Marcelo Yuka

Oficinas

Oficina de Arquitetura
Durante o projeto Travessias da Arte Contemporânea, na Maré, acontecerá uma oficina para construção de uma grande maquete do bairro da Nova Holanda, na Maré (4x6m), que será exposta no evento. Essa maquete será o primeiro módulo de uma série que irá reproduzir todo o complexo da Maré.
A maré é um complexo de 16 bairros que abrigam 130 mil pessoas, distribuídas em cerca de 30 mil residências, na sua maioria com 3 pavimentos. Na Maré, é praticamente impossível ter noção de todo seu tamanho.
A oficina será coordenada pelo arquiteto Pedro Évora (Rua Arquitetos) e pelo arquiteto e maquetista Roberio Catelani, e tem por objetivo o aprendizado prático de noções básicas de urbanismo e representação, além de possibilitar aos moradores e aos visitantes a visualização das casas, das ruas e dos bairros que compõem complexo.
Todo o processo será filmado e editado para acompanhar a exposição da maquete.
As inscrições para participar estão abertas para estudantes de arquitetura e jovens moradores da Maré.

Para se inscrever é preciso ser maior de 16 anos e enviar para o email oficinas@travessias.org.br as seguintes informações: nome completo, endereço, idade, escola ou faculdade em que está matriculado e ano que está cursando.

Serão selecionados até 10 estudantes de arquitetura e até 10 moradores da Maré.

Datas: 27/4; 4/5; 11/5; 18/5
Horário: das 10h às 16h
a

a

Oficina de Design Gráfico
A Oficina de Design Gráfico, coordenada pelo escritório de design Quinta-feira e pelo designer Miguel Nóbrega,  vai contar com a participação de 5 jovens moradores da Maré e 5 estudantes de design.

A partir da visita e discussão da exposição, junto a curadores e artistas, os participantes deverão construir um registro conceitual relacionado aos trabalhos expostos. No momento seguinte, estes conceitos serão interpretados visualmente através da produção de três cartazes que funcionarão como um mapa simbólico da exposição.

O produto desta oficina será impresso em uma gráfica offset acompanhado pelos participantes e guiado pelos palestrantes. Após a impressão, os cartazes serão distribuídos gratuitamente no local da exposição.

CRONOGRAMA

1º dia Sábado

9h Saída da Van da Automatica.

10h Chegada no Galpão Bela Maré/Exposição Travessias 2.

11h Apresentação da exposição por um curador e visita da mesma. Ao fim da visita, discussão sobre a exposição com o curador e um artista convidado.

13h30 – 15h Almoço

15h Lista conceitual e diagrama escrito.

2º dia Domingo

9h Saída da Automatica.

10h Chegada no Galpão Bela Maré/Exposição Travessias 2.

11h Colagem.

14h – 15h30 Almoço.

15h30 – 17h Colagem e encerramento.

Datas: 18 e 19/05
Horário: das 10hs às 17hs

a

a