Instagram YouTube

O Observatório de Favelas apresenta Travessias 2 – Arte Contemporânea na Maré. Mais do que um evento, Travessias é um encontro. Encontro incomum entre artistas renomados e obras inéditas que dialogam em processo mesmo de criação. É uma cumplicidade, uma vez que o que será exposto é para ser vivido, compartilhado, experimentado em sua plenitude. É também a superação de distâncias entre sujeitos criadores e plateias admiradas, pois na mostra não se aguarda visitas ou visitantes. Queremos mostrar para que diferentes apropriações sensíveis se realizem. Ou seja, espera-se mobilizar emoções, vibrações e interrogações. Desejamos uma chegança de público na travessia. A arte precisa ser assim, mexer com o olhar, com o sentir, com os desejos. Ser um projeto de mudança.

Nessa perspectiva é que o Travessias acontece, pela segunda vez, na Favela da Maré. Faz parte do percurso do Observatório de Favelas a busca incessante para superar os estigmas de carência, violência e criminalização que marcam os espaços populares cariocas. E, ao mesmo tempo, demonstrar de modo inequívoco que as favelas são territórios da produção artística e cultural da maior relevância para a cidade como um todo. Portanto, não a tratamos como receptáculos (como lugares de receber espetáculos), mas como experiência e possibilidade de criar, fazer e viver linguagens artísticas plurais.

Travessias é um projeto inserido em algo maior, bem maior: o Território Criativo da Maré. Esta iniciativa abrange um conjunto de ações geradoras de arranjos produtivos, com emprego de referências conceituais e de metodologias inovadoras de desenvolvimento econômico e social, tendo como centro a realização das potencialidades artísticas e culturais das comunidades populares. Território Criativo da Maré é um projeto que segue a direção de uma nova ambiência econômica e social para formação, produção e difusão da arte e da cultura, aliando a geração de trabalho e de renda com a criação de sociabilidades generosas e transformadoras do ser/estar no mundo.

Assim, o Travessias 2 nos oferece um campo de imantação, trazendo diferentes artistas, obras, pessoas, ideias, saberes, sonhos e cumplicidades. Sujeitos e práticas plurais necessários para fazer de um projeto de arte um projeto outro de cidade e cidadania.

Observatório de Favelas

  • Rosilene_Miliotti_Travessias5
  • Rosilene_Miliotti_Travessias4
  • Rosilene_Miliotti_Travessias3
  • Rosilene_Miliotti_Travessias2
  • Rosilene_Miliotti_Travessias

Petrobras

Uma exposição de arte contemporânea que reúna obras de artistas como Carlos Vergara, Cao Guimarães, Daniel Senise, Cadu, Ernesto Neto, Lucas Bambozzi, Luiza Baldan, Marcelo Silveira e Vik Muniz seria sucesso em qualquer museu do mundo. Agora imagine essa exposição montada dentro da comunidade da Maré?

Esse é o projeto Travessias da Arte Urbana Contemporânea, que não só tem como objetivo levar o melhor da arte contemporânea para a Maré, mas também propõe uma articulação com esses territórios populares.

O projeto pretende promover o encontro de experiências estéticas, uma troca entre os artistas consagrados com os artistas locais. Como a arte, como expressão da vida social, se faz presente em comunidades populares? Como a arte feita na Maré representa a vida da própria comunidade, marcada pela violência e pelo estigma social? Como a arte contemporânea, muitas vezes vista como uma “arte de elite”, pode se inserir na comunidade da Maré sem ser impositiva, mas dialógica?

Este é o grande desafio do projeto Travessias, idealizado pelo Observatório de Favelas e patrocinado pela Petrobras. Em sua segunda edição, a exposição no Galpão Bela Maré pretende continuar o diálogo, para que os moradores da Maré se tornem protagonistas de sua arte e não meros espectadores.

Parabéns a todos os que realizam o projeto e vida longa ao Travessias!

www.petrobras.com.br

Catálogo

Você pode baixar o catálogo do Travessias 2013 clicando aqui.